ITIL V.3
O ITIL (IT Infrastructure Library) é um dos modelos de gestão para serviços de TI mais adotados pelas organizações. O ITIL é um modelo não-proprietário e público que define as melhores práticas para o gerenciamento dos serviços de TI.
Cada módulo de gestão do ITIL define uma biblioteca de práticas para melhorar a eficiência de TI, reduzindo os riscos e aumentando a qualidade dos serviços e o gerenciamento de sua infra-estrutura. O ITIL foi desenvolvido pela agência central de computação e telecomunicações do Reino Unido (CCTA) a partir do início dos anos 80.
O ITIL v3, publicado em maio de 2007, é composto de cinco volumes:
1. Estratégia do serviço (Service Strategy) - é um guia sobre como tornar mais claro e priorizar investimentos sobre provimento de serviços.
2. Projeto de serviço ou Desenho de serviço(Service Design) - é um guia sobre boas práticas no projeto de serviços de IT, processos, e outros aspectos no esforço de gerenciamento de serviços.
3. Transição do serviço (Service Transition) - é direcionado à entrega dos serviços necessários ao negócio no uso operacional, e geralmente englobam o "projeto".
4. Operação do serviço (Service Operation) - Parte do ciclo de vida onde serviços e valor são entregues diretamente. Assim, monitoramento de problema e balanceamento entre disponibilidade de serviço e custo, etc, são considerados.
5. Melhoria contínua do serviço (Continual Service Improvement) - A meta do CSI (Continual Service Improvement) é ajustar e reajustar serviços de IT às mudanças contínuas do negócio através da identificação e implementação de melhorias aos serviços de IT que apoiam processos negociais.